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sábado, 23 de outubro de 2010

Redes sociais nas grandes corporações: uma ferramenta que aumenta a produtividade!


Como fazer com que as pessoas se entendam e se encontrem nas grandes empresas por meio das ferramentas de social media

Links da matéria:

IBM Connections - A rede social para corporações

Blog - Mário Costa

Wiki Crimes

Sinal 3G

Guia Postos

Mapa WiFi

Você conhece esse site, o WikiCrimes? Nele, os internautas que sofreram algum ataque ou roubo podem cadastrar a ocorrência online e assim, o mapa vai registrando, de forma orgânica, as regiões mais perigosas do planeta. E este outro site, o Sinal 3G? Nele, os usuários de rede de dados do Brasil inteiro são responsáveis por criar um mapa com informações sobre a qualidade da rede nas diferentes partes do país. Acessando o site você consegue saber, por exemplo, se vale a pena trocar de operadora ou se vai passar raiva ao tentar acessar a internet com a sua nova empresa de telefonia na cidade em que mora, com base na opinião dos próprios usuários do sistema. Este outro site aqui, o Mapa Wifi, reúne dicas de usuários, que contam onde existem redes wi-fi gratuitas abertas para o público no Brasil inteiro. E tem também o GuiaPostos, onde o pessoal se reúne para pontuar a qualidade do combustível e o preço cobrado pelos estabelecimentos. Todas essas redes foram criadas de forma espontânea. Isso mostra a importância da informação que está nas mãos de cada um de nós nos dias de hoje. Informação que não pode, de maneira alguma, ser descartada pelas grandes empresas. "Os jovens, de um modo geral, são muito adaptados. Essa geração Y quer as coisas muito rápidas e se adaptam muito rápido a esse tipo de mudanças. As pessoas de posto gerencial têm uma certa resistência para implementar esse tipo de mudança. Porém, o que a gente tem visto é um ganho muito grande de produtividade quando isso é feito de uma maneira geral dentro de uma empresa", afirma Celso Poderoso, coordenador dos cursos de Tecnologia da FIAP/SP.

Mas como trazer o mundo das redes sociais para dentro de uma empresa? Antes de tudo, é necessário promover uma mudança cultural no ambiente corporativo. "Normalmente, as redes sociais estão associadas a falta de produtividade - o que é uma grande falta de percepção, na realidade. As pessoas podem ser muito mais produtivas utilizando as redes sociais", afirma Poderoso.


Hoje, já existem até mesmo sistemas desenvolvidos para grandes empresas que trazem os benefícios das redes sociais para o ambiente corporativo. Este aqui é um exemplo. A página até parece um Orkut ou Facebook, mas é o perfil de um funcionário, que traz uma foto, telefone, email... ou seja, todas as formas de contato profissional dele. Aqui em cima, o fuso horário diz em que parte do mundo ele se encontra, no caso de uma empresa que funciona em países diferentes. Na rede de relacionamentos, ao invés de mostrar quem é amigo de quem, o sistema mostra quem é chefe de quem! E as comunidades servem para discutir assuntos referentes ao trabalho. "Tem aspectos de controle, aspectos de segurança, outros voltados a inibir que pessoas tenham perfis falsos... Como você promove o conteúdo para que ele seja efetivamente utilizado dentro de sua empresa para aumentar a produtividade? É aí que os detalhes das ferramentas voltadas para o mundo corporativo se sobressaem", explica Mario Costa, Gerente de Portais e Colaboração da IBM Brasil.


O fórum permite a adição de arquivos, que podem ser vistos por todos ou só por aqueles que o usuário definir. É possível adicionar feeds para enriquecer as discussões referentes àquele assunto, e até criar blogs para que os mais entendidos dêem palpites mais completos. Aqui nesta outra seção, o texto Wiki permite que várias pessoas atualizem um mesmo documento simultaneamente – algo fundamental para equipes que trabalham em conjunto, mas de diferentes lugares. Aqui é possível ver quem modificou ou acrescentou o que, e em que momento. O controle sobre a informação é acessível por todos, e fica muito mais fácil encontrar as pessoas responsáveis pelas determinadas tarefas e assim, a empresa ganha em produtividade. "E se a pessoa é o centro, você quer também analisar as interações que acontecem entre as pessoas usando as diferentes serviços. Quando você começa a mapear isso, você começa a fazer a análise das redes sociais. E dá pra medir qual é a rede social ao redor de um assunto, qual é a sua rede social, seu chefe está perto de você, quais são as áreas da empresa com as quais você se comunica... tudo isso vira ferramenta para a gestão do negócio, para fomentar treinamentos e aumentar a capacidade de inovação e produtividade dentro da empresa", complementa Mario.


Quem disse que a tecnologia afasta as pessoas? Aqui está a prova de que os computadores só aproximam os usuários. Nos fóruns, os funcionários podem se ajudar, tirar dúvidas, trocar ideias, experiências e melhores práticas de negócios. "O ganho de produtividade advindo do uso desse tipo de ferramenta é maior que o potencial de perda de produtividade, mas tem um detalhe importante: não dá pra confundir mídia social e ferramenta voltada para o consumidor com ferramenta de trabalho. Facebooks, Orkuts, MSNs da vida para o mundo social, ótimo. No trabalho, você quer que as pessoas usem esse tipo de ferramenta pro trabalho", conclui Mario.


Veja mais em: Olhar Digital


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