“Phishing”   se refere à captura de vítimas on-line, através de e-mails enganosos e   sites que solicitam informações confidenciais, normalmente senhas ou   números de contas bancárias. Esses e-mails e sites falsos podem parecer   muito autênticos. A menos que você tome as precauções apropriadas, pode   ser muito difícil discernir o que é seguro do que não é.  
Nosso   objetivo é dar uma idéia do que é essa prática misteriosa e ajudar a   evitar que você se torne uma vítima de phishing. Siga estas dicas úteis:- Não siga links que solicitem informações: e-mails  de phishing estão lotando as caixas de entrada em todos os lugares.  Alguns sinais aos quais você deve ficar atento incluem saudações vagas  como "Prezado titular da conta", juntamente com avisos urgentes para  "tomar uma medida imediata".Normalmente, eles se apresentam como  representantes da sua instituição financeira. Talvez solicitem que você  reenvie ou confirme sua senha. Ou talvez solicitem o número da sua conta  bancária.  
 
 Não importa o quanto o e-mail possa parecer legítimo, não responda a ele. Em vez de clicar em um link contido em um e-mail ou em uma propaganda on-line, digite o endereço do seu banco ou instituição financeira diretamente na linha de endereços do seu navegador. Acessar seu banco e fazer compras on-line é um procedimento seguro, você só precisa se certificar de que o site do banco que você está acessando é o verdadeiro e não uma armadilha. Caso encontre algum problema para fazer o login na sua conta, ligue para o seu banco ou para a operadora do cartão de crédito e pergunte se há algum problema com a sua conta; solicite também a redefinição da sua senha. A questão é: não há nenhuma razão para um banco lhe enviar um e-mail solicitando informações sobre a sua conta. Afinal, eles já possuem todas essas informações. Por que o banco simplesmente não liga para você?
 
- Suspeite de URLs ocultos: se um e-mail solicitar  que você clique em um link, preste atenção, pois o URL pode ser  diferente do que você pensa. Aí está o potencial para um golpe.  
 
 Alguns links podem ser encurtados através de sites que transformam URLs longos (ou o “Uniform Resource Locator”, o endereço "www" que você usa para acessar sites da Internet) em URLs mais curtos e mais práticos. É um serviço útil e legítimo; porém, ele pode ser usado por pessoas mal intencionadas para ocultar o local verdadeiro do link. Outros URLs podem parecer legítimos, mas uma simples alteração em um caractere ou espaço é suficiente para levar você a um site de phishing. Tome cuidado. Nunca responda a um e-mail com outro que contenha suas informações pessoais ou financeiras.
 
- Altere suas senhas regularmente: sim, sabemos que  memorizar senhas pode ser desagradável.Porém, é uma parte vital para se  manter seguro on-line. Muitas pessoas usam senhas fáceis de adivinhar e  as mantêm por vários anos. Elimine esse hábito imediatamente. Crie  senhas que combinem letras e números e que contenham caracteres  maiúsculos e minúsculos.  
 
 Você acha que nunca conseguirá memorizá-las?Um bom sistema de gerenciamento de senhas pode ajudar a resolver esse problema, mantendo o controle de seus logins e protegendo-os contra intrusos. (Tanto o Norton Internet Security 2010 como o Norton 360 fornecem esse recurso). Lembre-se: quanto maior a complexidade, mais forte a segurança, o que é especialmente importante para sites financeiros.
 
- Verifique suas contas financeiras regularmente: a  leitura dos seus extratos mensais pode não ser tão interessante quanto o  último best-seller, mas alguns minutos gastos aqui podem evitar horas  de dor de cabeça mais tarde.  
 
 Verifique se há alguma cobrança ou débito suspeito no seu extrato. Se houver, questione o banco imediatamente. Quase sempre, essas cobranças são legítimas como, por exemplo, compras feitas pelo seu(sua) esposo(a) ou uma compra da qual você se esqueceu. Mas caso não sejam, é necessário alertar o banco ou a operadora do cartão imediatamente.
 
 Os criminosos on-line apostam na complacência das pessoas. Não caia nessa emboscada. Se suas informações forem roubadas, o quanto antes você relatar o fato, melhor. Acesse o site Federal Trade Commission’s Identity Theft para obter mais informações sobre como fazê-lo.
 
Receba alertas sobre sites de phishing e mantenha-se seguro
Da mesma forma como as plantas precisam de água e sol, o phishing tem seus próprios requisitos para florescer: ingenuidade com relação à segurança on-line e falta de software de proteção. Ao levar essas dicas a sério, você estará dando um grande passo para lidar com o primeiro requisito. Agora, é hora de tratar do software.O Norton Internet Security 2010  fornece proteção em tempo real contra phishing. Ele bloqueia sites de  phishing e autentica sites confiáveis automaticamente. Com essa  proteção, a isca dos phishers não será mordida e suas informações  ficarão sempre protegidas.Artigo original: Clube Norton
 
 Phishing: evite as ciladas dos criminosos on-line
Phishing: evite as ciladas dos criminosos on-line

 

 
 








 
 






 
 





 



 
 
 
 
0 comentários :
Postar um comentário