Versão do sistema operacional voltado para servidores quer tornar operações mais amigáveis. Na última sexta-feira (14/10) Steve Ballmer, CEO mundial da Microsoft, fez uma breve apresentação do novo Windows 8 durante o evento Dell World, realizado em Austin, capital do Texas. Mas, a platéia de 2 mil convidados, não foi brindada com grandes novidades. A maior parte delas já foi publicada em diversos veículos de tecnologia (aqui, no Olhar Digital, você encontra os detalhes do novo Windows 8 clicando aqui). O que chamou a atenção, no entanto, foi a intenção de simplificar as operações que vai se estender, também, para a versão Server do Windows 8.
Mais facilidade na virtualização
A maior novidade nesse segmento não exatamente nova, já que recursos semelhantes já se encontram nos softwares da VMWare, empresa que domina o mercado de máquinas virtuais em escala global. Mas, não deixa de ser uma boa notícia para administradores de redes que têm que lidar com a migração de dados virtualizados de uma máquina para outra no ambiente Windows.
Na atual versão do Windows Server 2008, Release 2, já é possível migrar dados de uma máquina virtual para outro computador físico, sem que haja interrupção do serviço - e os usuários da rede teoricamente não percebem a transferência. Porém, o processo é relativamente complicado e demanda conhecimento específico do administrador da rede.
No Windows 8 Server, a ideia é que essa operação seja simplificada, e mesmo um administrador com pouca bagagem no sistema operacional seja capaz de executá-la sem maiores complicações. O processo se resumirá a identificar no data center a nova máquina física que acolherá a máquina virtual, e mover os sistemas e aplicações para ela, simplesmente clicando e arrastando os itens. O Windows se encarrega de manter o funcionamento do sistema durante a migração, de modo que os usuários da rede não percebam qualquer alteração.
Fonte da Imagem: Olhar Digital
0 comentários :
Postar um comentário