Criado em 1996 – 18 anos atrás – o Flash é uma plataforma multimídia de desenvolvimento de aplicações com animações, áudio e vídeo. O Flash ganhou imensa popularidade entre programadores web por permitir um rápido desenvolvimento de aplicações de alta qualidade e de fácil integração com outros tipos de conteúdo. Ainda hoje, a linguagem é muito usada para jogos online, aplicativos na web, banners e até páginas inteiras. Mas, por uma série de motivos, o Flash está perdendo espaço principalmente para o HTML5.
Assistam ao video desta matéria: Assistir
O que talvez mais atue contra o Flash hoje em dia é o fato de não ser uma tecnologia nativa do navegador. Para acessar conteúdo em Flash, o usuário precisa baixar e instalar o Flash Player.
Outro problema em relação ao Flash é exatamente sua adoção massiva. A enorme popularidade do software fez com que a plataforma se tornasse alvo constante de criminosos digitais. E, ainda que seja constantemente atualizado, já foram encontradas mais de 200 vulnerabilidades de segurança no Flash.
Claro, ao longo do tempo, o Flash evoluiu, ficou mais rápido, mais leve. Ainda assim, a Apple, desde seu primeiro iPhone e iPad, preferiu deixar o Flash de lado. Atualmente, inclusive, alguns Androids não rodam mais Flash. Esses gadgets deram ainda mais força ao HTML5 – um jeito novo de fazer basicamente as mesmas coisas. E, segundo o professor, como o assunto são dispositivos móveis, a principal preocupação da Apple ao restringir o Flash era uma só: eficiência energética.
O HTML5 traz um conjunto de interfaces de programação que permite a criação de conteúdo 3D na web. Também dá para trabalhar com animações, áudio e vídeo. E a grande diferença é que tudo é feito direto no navegador, sem a necessidade de baixar nenhum plugin.
Para muitos, o HTML5 só não aposentou o Flash de vez por culpa de nós, usuários. Acontece que apenas as versões mais recentes dos browsers rodam o HTML 5. Nas mais antigas, só Flash.
A própria Adobe, proprietária da tecnologia Flash, já reconhece o problema. Tanto que já lançou sua própria ferramenta para criar animações no padrão HTML 5. Ou seja, a aposentadoria do Flash está mesmo chegando.
Muitos programadores experientes vão dizer: esqueça o Flash. Outros talvez discordem. Será que o Flash será definitivamente abandonado? Ou a linguagem ainda deve sobreviver na Web por muito tempo?
Mais em: Olhar Digital
Mais em: Olhar Digital
0 comentários :
Postar um comentário