Equipamento chega ao Brasil custando até R$ 65 mil
O desenvolvimento econômico sustentável depende, entre outras coisas, de pesquisa. Grandes pesquisas científicas dependem de muita capacidade de processamento. E pesquisadores brasileiros de áreas diversas podem, agora, se beneficiar d o primeiro supercomputador pessoal embarcado com processadores Tesla C2050 e C2070, da NVIDIA. A tecnologia, até então restrita a supercomputadores de grande porte, como o chinês Tianhe-1A, número um do mundo no ranking Top 500 (veja o top 10 aqui), agora está em uma versão de uso pessoal. O HPC Box será comercializado sob encomenda em todo o país com preço estimado de R$ 65 mil em sua configuração máxima (com quatro processadores da linha Tesla).
“Esses supercomputadores possuem em média 100 vezes mais poder de processamento quando comparados à configuração máxima de um PC. Com isso, o pesquisador poderá rodar simulações iniciais e acelerar o tempo de conclusão do seu projeto, utilizando o equipamento central da universidade apenas para rodar uma grande quantidade de dados, que em geral ocorre na etapa final do projeto”, explica Arnaldo Tavares, gerente de vendas da NVIDIA para a linha Tesla para o Brasil e Cone Sul.
Entre as áreas de pesquisa que geram milhões de dados e necessitam de máquinas com alto desempenho estão: sequenciamento genético, dinâmica de fluidos (indústria de manufatura), meteorologia, análise sísmica (perfil do uso do solo, exploração de petróleo e gás), entre outras.
“Estamos trazendo para o Brasil um novo conceito de supercomputadores já difundido em mercados maduros como Japão e EUA. Por contribuir com o desenvolvimento de projetos científicos, o pesquisador pode adquirir o equipamento utilizando recursos de sua bolsa de pesquisa. Pretendemos negociar pelo menos 50 destes supercomputadores e colocá-los no mercado brasileiro ainda este ano. Já para 2012 a meta é comercializar outras 100 máquinas, totalizando uma base de 150 até o final do próximo ano”, destaca Edouard Kutchukian, diretor de tecnologia da SMB-Sunset.
Cada GPU (unidade de processamento gráfico) da linha Tesla da NVIDIA é capaz de gerar um poder de processamento de 1 teraflop, o que equivale a 1 trilhão de cálculos por segundo. É possível disponibilizar até 4 teraflops (quatro trilhões de cálculos por segundo) neste modelo de supercomputador pessoal. Para se ter uma ideia, o supercomputador que figurava como número 1 do mundo há 10 anos possuía praticamente o mesmo poder de processamento: 4.9 teraflops.
Fonte da Matéria e imagens: TecnologiaBr
0 comentários :
Postar um comentário