Protótipo da tecnologia converte 100 decibéis em 50 milivolts de energia elétrica
De acordo com o grupo de engenheiros elétricos responsável pelo projeto, a tecnologia poderia transformar o som em eletricidade, permitindo que um celular seja recarregado enquanto seu usuário mantém uma conversa.
A tecnologia também seria capaz de aproveitar o ruído de fundo, seja de fala, ruídos ou até mesmo música, para carregar o telefone.
"O som que existe em nossa vida cotidiana tem sido negligenciada como fonte. Isto nos motivou a realizar o projeto, transformando energia sonora de música, voz ou ruído em energia eléctrica”, explicou o Dr. Sang-Woo Kim, responsável pelo projeto.
A tecnologia usa nanofios de ZnO (óxido de zinco) dispostos entre dois eletrodos. Um captador de som é colocado no sistema, permitindo que, com as vibrações sonoras, os fios de óxido de zinco se comprimam e voltem ao normal, gerando eletricidade.
Um protótipo da tecnologia foi capaz de converter um som de cerca de 100 decibéis – o equivalente ao ruído dos carros – em 50 milivolts de energia elétrica.
Isso ainda não é o suficiente para carregar um celular, mas os pesquisadores envolvidos no projeto esperam que ela possa gerar mais eletricidade ao trocar o óxido de zinco utilizado nos fios dos atuais protótipos por outro material.
A tecnologia de conversão de ruídos sonoros em energia elétrica está em fase de produção desde o final do ano passado, no Instituto de Nanotecnologia da Universidade de Sungkyunkwan, Coreia do Sul. O protótipo comprovou a eficácia do conceito, mas faltam melhorias para que o serviço chegue ao mercado.
Fonte: The Telegraph
0 comentários :
Postar um comentário