Compre agora pelo melhor preço! Desse jeitinho /Bolsas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Como se recuperar de um ataque de vírus

Os seus recursos de segurança.

Para que seu computador seja infectado por um vírus, basta um clique desatento em um anexo de e-mail. Isso pode ocorrer até mesmo se o computador de um amigo for infectado e, inadvertidamente, passar para o seu. O vírus pode fazer o computador comportar-se de modo estranho; desde escurecer totalmente a tela e não iniciar programas até misteriosamente mudar arquivos de lugar.

Um vírus de computador é exatamente o que parece. Um programa que altera o jeito como o computador opera, afeta o bom funcionamento geral e se espalha como fogo por outros computadores que se comunicam entre si por meio da Internet.

Depois de vencer as defesas (caso você tenha alguma) do seu computador doméstico, o vírus se propaga rapidamente pelo sistema, destruindo arquivos, corrompendo dados e arruinando aplicativos. Se a sua família for como a maioria, você não suporta que o seu computador fique lento, muito menos se ele for danificado por tempo indeterminado.

Algumas vezes, mesmo com um software antivírus instalado, você corre riscos, caso não obtenha automaticamente as atualizações que o protegem das ameaças mais recentes. Se o seu computador alguma vez for afetado pelo vírus mais recente disseminado pela Internet, veja o que é preciso fazer para se conectar novamente e evitar que isso se repita:

1. Desconecte e isole

Se todos os contatos do catálogo de endereços da sua irmã foram infectados por um código malicioso (vulgo vírus), é bem provável que você também tenha sido. Se você suspeitar que seu computador foi infectado por um vírus, desconecte a máquina fisicamente. É como se o estivesse colocando em quarentena. Um computador infectado pode colocar outros computadores em risco.

2. Faça a limpeza

Depois que o computador estiver desconectado, você precisará remover o código malicioso. Use as ferramentas de remoção designadas para o vírus específico. O software antivírus deve ter atualizações ou patches disponíveis para a ameaça à segurança específica. Se o software não tiver sido atualizado recentemente, atualize-o.

3. Reinstale

Após um ataque de vírus, os danos podem variar de trocas de nomes de arquivos e arquivos apagados a aplicativos de software destruídos para sempre. Para usar o computador novamente, você precisa restaurar sua condição original.

A extensão dos danos depende do vírus em questão. Se o seu sistema operacional estiver completamente destruído, será necessário reinstalá-lo. Use o CD de restauração que acompanha o computador para retorná-lo a sua configuração original. Há um pequeno problema: você perderá todos os aplicativos instalados ou os arquivos de dados que tiver salvo. Antes de iniciar o processo de reinstalação, verifique se tem todas as informações necessárias para ativá-lo completa e corretamente, como CDs, licenças, datas de registro e números de série dos softwares originais. Você está basicamente começando de novo.

4. Faça a verificação para detectar a presença de vírus

Após restaurar e reinstalar o sistema operacional ou os programas e os documentos, instale um software antivírus, caso ainda não o tenha feito. Depois, use o antivírus para verificar a presença de vírus em todo o computador, inclusive todos os arquivos e documentos. Use as definições de vírus mais recentes disponíveis para o seu software antivírus.

5. Faça backup de seus dados

Se você tiver sido diligente com o backup dos seus arquivos, e-mails, documentos e sites favoritos, nem tudo está perdido. Caso não tenha feito backup freqüente de seus arquivos em CD, disco rígido externo ou site de armazenamento remoto, eles não poderão ser recuperados. Se esse for o caso, aprenda com seu erro e execute backups regulares a partir de agora. Lembre-se de que nem todos os vírus têm como alvo arquivos de dados, alguns atacam apenas aplicativos.

6. Evite ataques futuros

Acima de tudo, aprenda com essa experiência. Se um vírus rompeu sua defesa, tente entender porque suas medidas de segurança não funcionaram. Você foi cuidadoso em relação à atualização das definições de vírus e patches de segurança? Você abriu e-mails suspeitos? Você faz download de arquivos sem antes verificá-los? Este é o momento ideal para examinar, editar e reforçar a política de segurança de seu computador doméstico.

Para estar protegido, execute sempre o software antivírus e mantenha as definições de vírus atualizadas. Confirme se os patches de segurança estão atualizados. Em seguida, é melhor mudar todas as senhas: para as contas do provedor da Internet e de e-mail, bem como de sites visitados e onde fez compras. Alguns vírus podem capturar ou adivinhar senhas, provocando vulnerabilidades futuras. Se tomar essas medidas, você não será pego de surpresa no futuro. A prevenção é sempre a melhor política de segurança.

Copyright (c) 2010 Studio One Networks. All rights reserved.

Dicas: Norton Security


0 comentários :

 Veja também...Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
▲ Topo