Futura versão do Opera trará aceleração via hardware e extensões. Navegador chegará ao Android em breve.
Não e fácil bater de frente com Google, Mozilla e Microsoft, mas mesmo assim a Opera Software, empresa norueguesa que criou e mantém o Opera, veterano navegador Web, consegue manter-se firme na disputa.
New Opera IconRecentemente, a empresa anunciou novidades. No campo móvel, uma versão do Opera Mobile para Android, sistema para smartphones da Google, foi prometida para breve. O Opera é um dos navegadores móveis mais populares do mercado, logo, faz bastante sentido essa atenção especial ao Android, que a cada dia que passa ganha mais mercado.
Nos desktops, o Opera 11, vindoura nova versão, virá com aceleração via hardware, a exemplo do que Internet Explorer e Firefox, nas versões 9 e 4, respectivamente, entregarão. Desde o Opera 10.6 o navegador voltou a brigar pelo posto de mais rápido do mundo, e essa melhoria, fazendo uso da placa de vídeo, é muito bem-vinda para continuar nessa disputa.
* Faça o download » Opera 10.63
Outra grande novidade da próxima versão é o suporte a extensões. Alguns anos atrás, o Opera apresentou o conceito de widgets, pequenos programinhas parecidos com os gadgets do Windows Vista/7, mas atrelados ao navegador. Funciona bem, mas aparentemente é um recurso subutilizado.
No Opera 11, teremos extensões de fato. A abordagem dos desenvolvedores é parecida com a da Google no Chrome: uso de tecnologias e linguagens Web para a criação delas. Então, quem já conhece alguma coisa de JavaScript, CSS e HTML, terá o conhecimento básico para criar suas próprias extensões.
Durante o evento em que esses planos foram anunciados, duas extensões foram mostradas, uma para uso com o Reddit, outra que buscava na Wikipedia textos baseados na selação da página atual.
O Opera já é bastante personalizável, mesmo sem extensões. Essa adição o tornará ainda mais competitivo e completo.
Fonte: CNet.
0 comentários :
Postar um comentário