De acordo com o relatório do SMobile Systems, publicado pelo site Red Write Web, o Google admite que 20% das aplicações para Android tem acesso a dados confidenciais que podem ser usados para fins maliciosos. É um número impressionante.
Além disso,dos 48.694 aplicativos analisados, 29 foram identificados como spywares; 9 são capazes de fazer o Android “brickar”; 383 foram capazes de armazenar informações de autenticação de serviços; 3% permitem que um aplicativo envie mensagens SMS sem que o usuário sequer imagine.
Isso é possível porque o Android é um sistema totalmente aberto e não há qualquer filtragem de aplicativos no Android Market, exatamente o oposto do que ocorre na App Store da Apple. Qualquer desenvolvedor pode criar um aplicativo e publicar, e nem o Google nem os usuários sabem o que realmente há por trás desses softwares.
Infelizmente, liberdade demais acaba resultando em problemas. É preciso encontrar um meio-termo entre o excesso de rigidez da Apple e o excesso de liberdade do Google.
Portanto, se você tem um Android, tenha muito cuidado com o que você instala. Procure ter um anti-vírus e anti-spyware, observe se alguma coisa estranha passou acontecer a seu celular depois de instalar algum aplicativo. Cuidado nunca é demais.
Por: Cynara Peixoto
0 comentários :
Postar um comentário